1ª Roda de Diálogo: TRABALHO RURAL E CICLO DE CONSUMO: Desafios e Potencialidades.

Roda mediada por Julia Jardim (Fortaleza/CE), com os convidados Eduardo Guatimosim (Grupo de Consumo Responsável- Jerivá/RS) e Valter França (Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) de Pernambuco), que compartilharam experiências sobre circuitos curtos de comercialização de alimentos e articulação local; conexão entre produtores e consumidores; ciclo de consumo de comercialização por vias ecologicamente sustentáveis e socialmente justas, que fortalece a permanência do homem e da mulher no campo e leva a cada família o direito à Soberania Alimentar.

Este espaço teve como resultado a produção de uma Cartilha, em breve estará disponível.

2ª Roda de Diálogo: DIÁLOGOS PANC: Agrobiodiversidade de Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Roda mediada por Letícia Falcão (São Lourenço do Sul/RS) com a convidada Jaqueline Durigon (Amiga PANC – Bióloga/RS) e os convidados Giuliano Nyabinghi (Agricultor Ecológico/RJ) com participação de Formigão (integrante do SAFE/UFPE), exploraram eixos temáticos que permeiam as PANC: extensão universitária, alimentação nutracêutica e saberes tradicionais. Também trouxeram a discussão sobre a importância da divulgação de informações quanto suas identificações, formas de uso e de como seu plantio, beneficiamento e comércio são propícios, “PANC é o alimento da Agroecologia”.

3° Roda de Diálogo: Agroecologia Urbana.

Roda mediada por Luisa Mushu (Rede de Agroecologia da UFRJ – Rio de Janeiro/RJ) e Matheus Cremona (Capim Limão – Rio de Janeiro/RJ), com a convidada Ana Santos (Co-fundadora do CEM – Centro de Integração da Serra da Misericórdia) e o convidado Jorge Tornnera Jr. (Horto Comlurb / LabEA – Laboratório Vivo de Educação Ambiental e Gerenciamento de Resíduos), que trouxeram elementos de articulação comunitária e movimentos sociais urbanos agroecológicos, sobre autogestão, manejo sustentável de resíduos sólidos, compostagem e plantio, elevando a autonomia, empoderamento social e emancipação comunitária. Com experiências de ocupação produtiva de espaços ociosos, mostrando que sim, a AGROECOLOGIA é uma solução para as metrópoles.

4° Roda de Diálogo: BIOPODER CAMPONÊS: e o papel da bombeira(o) agroecológica(o)

Roda mediada por Juzera (São Lourenço/RS) com os convidados “Bombeiros Agroecológicos”: Lucas Kehl (Viçosa/MG) e Oliver Blanco (Assis/SP) que facilitaram o espaço dialogando sobre a importância da organização social e territorial para promoção da soberania e empoderamento camponês, assim como as potencialidades das tecnologias camponesas como a água de vidro, o fosfito, a cromatografia de Pfeiffer e campo metagenômica.

5° Roda de Diálogo: ALIMENTAÇÃO VIVA e a medicina dos germinados, brotos, fermentados e probióticos.

Roda mediada por Rafaele Nunes (Quintal de Voinha – Recife/PE), com as convidadas Luciane Menezes (Agricultora de Aldeia Velha/RJ) e Aline Dias (Agente de Saúde Integrada /SP e CE), que compartilharam suas experiências de como a Alimentação Viva chegou em suas vidas, seu potencial curativo de elevação da imunidade e os benefícios de se alimentar de forma alcalinizante e consciente.

Também foram compartilhadas experiências sobre prebióticos, probióticos e fermentação (kombucha, kefir, chucrute, fermentação selvagem…) e sua importância no reflorestamento das bactérias positivas na flora intestinal; sobre processo de germinação/brotos e com receita de suco verde, instigando o alinhamento dos hábitos alimentares ao uso de plantas nativas alimentícias e a biodiversidade disponível pela natureza em sua safra e o melhor de tudo, de forma acessível e local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *