Chamado aos Grupos de Agroecologia do Centro-Oeste para construção e participação do I ERGA-CO!
É com muita alegria e satisfação que te convidamos para a construção e participação no 1º Encontro Regional de Grupos de Agroecologia do Centro-Oeste!
Em 2015 iniciamos os processos de reconhecimento, aproximação e articulação entre as pessoas, grupos e núcleos de Agroecologia do Centro-Oeste. Após a realização de encontros, reuniões, seminários, visitas e a participação no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia e no VII Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia, ambos em Belém, amadurecemos a importância de construirmos um encontro e uma articulação regional com a intenção de dar continuidade e aprofundar os trabalhos já iniciados.
Construir encontros regionais é a realização de um sonho antigo da Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil – REGA Brasil. A decisão de construir os ERGA’s a partir do ano de 2016 foi um encaminhamento coletivo tirado do último ENGA em Belém, com o intuito de dinamizar as articulações, o fluxo de informações, a autonomia e o apoio-mútuo nas diferentes regiões do país. Assim como estamos construindo o nosso aqui no Centro-Oeste, também estão sendo construídos os ERGA’s no Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil!
O ERGA-CO visa ser um momento de aproximação, integração, articulação, formação e fortalecimento dos grupos e núcleos de Agroecologia do Centro-Oeste. As pessoas que tem pouca familiaridade e contato com o tema e se interessam em adentrar no universo da Agroecologia, essa será uma ótima oportunidade!
Além da apresentação das pessoas, grupos e núcleos presentes, teremos também a apresentação da Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil – REGA Brasil, da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA e suas respectivas atividades, metodologias, campanhas e encontros. Teremos também rodas de conversas, oficinas, práticas e atividades culturais com a presença de agricultorxs, estudantes e professores/pesquisadores da área.
O evento será autogestionado, desse modo a contribuição de cada pessoa é imprescindível pra que o encontro seja possível! Lhes convidamos a construir conosco o encontro, inclusive em seu processo de construção que já está acontecendo. Sua presença vai trazer alegria e acrescentar muito! Procure-nos pois temos trabalhos e tarefas importantes a compartilhar/dividir!
De antemão agradecemos a todas as pessoas, grupos e instituições que vêm apoiando a iniciativa. Reconhecemos que o encontro não seria possível sem estas parcerias. Agradecemos especialmente a REGA Brasil, aos grupos e núcleos que constroem conosco essa proposta: Gemas – UFG, Nupeat – UFG, Gwatá – UEG, NEPA – IF Goiano Urutaí. Agradecemos também o IFG Cidade de Goiás, IF Goiano Urutaí e a Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia – CO. Além desses grupos, também somos gratas(os) a todas as pessoas que vêm demonstrando interesse em construir conosco esse encontro tão importante e necessário em nossa região!
O evento aproveitará a ocasião da realização da Feira Agro Centro-Oeste Familiar no IF Goiano em Urutaí entre os dias 27 e 29 de Abril. Essa é uma feira voltada ao setor da agricultura familiar, contando com uma programação que inclui feira livre, exposição de produtos e serviços da agricultura familiar, seminários, oficinas, rodas de conversa, feira de trocas de sementes crioulas, dias de campo, ações culturais e demais atividades. Identificamos a oportunidade de nos somarmos a esse evento, aproveitando que muitos grupos de estudantes, agricultorxs, professorxs, pesquisadorxs estarão presentes.
O I ERGA-CO será nos dias 25 e 26 de Abril.
LOCAL: IF Goiano – Urutaí – GO
Evento: https://www.facebook.com/events/483969751794240/
Nesse sentido, te convidamos a passar uma semana em imersão conosco para participar do ERGA e da Feira nos dias 25 a 29 de abril.
Decidimos realizar o ERGA-CO no IF Goiano em Urutaí para entramos em sintonia com a feira e aprofundarmos a parceria já existente com o Instituto, que sempre nos acolhe de braços abertos para a construção da Agroecologia em nossa região!
VAGAS
Como esse será um primeiro encontro, de muitos que ainda virão, e diante da pouca disponibilidade de pessoas na comissão organizadora (venha contribuir! (=), decidimos colocar o limite de 150 vagas para o ERGA, de acordo com a capacidade organizacional e estrutural que dispomos. A ideia é que tenhamos o máximo de diversidade possível de organizações, portanto são bem vindos o maior número de grupos/núcleos, sendo que os grupos e organizações podem se preparar para mandarem representantes ao evento, que posteriormente retornarão aos seus respectivos coletivos e localidades incumbidos de dinamizar o fluxo de informações com a responsabilidade de fazer os repasses e serem agentes multiplicadores das informações trocadas durante o ERGA.
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO e serão efetivadas pelo pagamento do valor de R$35,00 (até dia 15/04). Após o dia 15/04, o valor de inscrição será de R$45,00.
A inscrição inclui participação em todas as ativiidades, camping e alimentação durante os dois dias do encontro (café da manhã, almoço, lanche e jantar).
Para as pessoas oriundas da agricultura familiar e comunidades tradicionais, há a isenção no pagamento da taxa de inscrição. Essa informação deve ser declarada na ficha de inscrição.
Caso você tenha um impedimento de participar devido ao valor da inscrição, pedimos também que informe na ficha, que podemos combinar alguma “moeda” de troca, caso você possa contribuir com o encontro de outra forma.
A falta da possibilidade de pagamento não é um impedimento para que você participe do nosso encontro.
Após o preenchimento e pagamento, o COMPROVANTE DE PAGAMENTO deverá ser enviado para o e-mail: regabrasil@gmail.com para validação da inscrição.
– Ficha de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1wQIl0Kzv3CkZYP0827-pJdvBgCsyvh7L1Mp5uPa20iw/viewform?c=0&w=1
– Valor da inscrição por pessoa:
R$ 35 ,00 (até dia 15/04)
R$ 45,00 (após dia 15/04)
– E-mail para envio de comprovante:
regabrasil@gmail.com
CARAVANAS AGROECOLOGICAS
Como chegar ao ERGA-CO? Para além da possível viabilização de transporte por meio das universidades e institutos federais de origem, propomos a organizaçao de “Caravanas Agroecológicas”. Essas são estratégias de mobilização solidária para viabilizar o transporte das pessoas rumo aos espaços e eventos Agroecológicos. A ideia é que entre o ponto de partida e o ponto de chegada, as pessoas ao longo deste percurso possam aproveitar a carona e integrar as caravanas, viabilizando o transcurso, estimulando o apoio mútuo e a solidariedade entre os coletivos.
Por meio de caronas em veículos institucionais ou particulares, é possível solidarizar, coletivizar, dividindo as despesas de forma colaborativa, para que a possibilidade de participação seja ampliada e efetivada! Lembrando que a união faz a força, a união é a força!
Obs.: Para as pessoas que vão sair de Goiânia ou cidades próximas, teremos um ônibus saindo de Goiânia no dia 25/04 bem cedinho.
AS VAGAS PARA O ÔNIBUS GOIÂNIA – URUTAÍ ESTÃO ESGOTADAS! Foram preenchidas pelas pessoas que realizaram inscrição e solicitaram esse transporte! Ficamos muito felizes de estarmos com essa caravana montada!
O QUE TRAZER?
– Equipamentos de camping (barracas, sacos de dormir, colchonetes, lanterna, etc);
– Propágulos, mudas, estacas, manivas e sementes crioulas/nativas para doação e troca;
– Instrumentos musicais;
– Caneca, prato, talheres individuais;
– Utensílios para a cozinha coletiva: caso tenha e possa contribuir, iremos precisar de itens como panelas grandes, talheres maiores, jarras, tábuas, etc.;
-Esteiras, cangas, panos para sentar no chão;
– Alegria, disposição, autonomia, solidariedade, amor!
MÉTODO DO NOSSO ENCONTRO
A partir das nossas experiências nos Encontros Nacionais de Grupos de Agroecologia (ENGA’s), e outros encontros realizados pela REGA, amadurecemos algumas metodologias de atividades coletivas. Nesses encontros, todas as pessoas participantes assumem as responsabilidades coletivas, as quais são cruciais para a realização e manutenção do evento e seus espaços. Essa abordagem, inclusive, vai de encontro com a proposta da própria REGA Brasil em ser uma organização horizontal, autogestionada e coletiva.
Para que isso seja viável, sempre antes das refeições realizamos uma RODA de partilha dos informes do dia e das atividades e trabalhos necessários para que o encontro flua de forma harmoniosa. Somente após esse momento é que damos continuidade à programação do encontro.
Trata-se de uma co-construção, que propicia a participação de todxs xs interessadxs na composição da dinâmica dos espaços, sendo expostas as demandas coletivas, procuramos trabalhar com uma disciplina consciente, em que cada pessoa possa se sentir responsável e disponível a contribuir com o trabalho e a integração com o grupo.
PROGRAMAÇÃO
25 de Abril de 2016 (Segunda-Feira)
07:00 – Chegada, montagem do camping e decoração da Geodésica Agroecológica
10:00 – Oficina de produção de sabonetes artesanais e pó dental para o encontro – REGA Brasil
Com essa oficina, objetiva-se compartilhar receitas caseiras, simples e de baixo custo de produtos de higiene e de limpeza doméstica naturais, visando empoderar os/as participantes do feitio de seus próprios produtos, libertando-os/as da dependência de grandes indústrias e da contaminação de seus corpos e do meio ambiente.
Os materiais necessários serão disponibilizados pela organização do encontro.
12:00 – Almoço
13:30 – Roda de Abertura
- Apresentação REGA (Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil), ABA (Articulação Brasileira de Agroecologia) e ERGA-CO
- Apresentação lúdica das pessoas e dos GA’s (Grupos de Agroecologia) presentes com construção coletiva de Mapa Artístico do Centro-Oeste
Nesse momento, a intenção é que as pessoas e grupos/núcleos de Agroecologia presentes façam uma breve apresentação, juntamente com o preenchimento criativo de um mapa artístico do Centro-Oeste. A ideia é que cada grupo se marque/localize no mapa a partir de um desenho, colagem, etc. Esse mapa será um produto final do ERGA, a ser exposto na Agro Centro-Oeste e demais eventos futuros
- Divisão de trabalhos coletivos
15:30 – Lanche na Cozinha Coletiva – Camping
Os lanches e café da manhã serão realizados na cozinha coletiva simples, que será montada no camping. Nela serões servidos: café, chás, sucos, frutas, pães, geleias, alimentos nesse sentido. A cozinha será montada dias antes do início do encontro.
Os alimentos serão comprados, de preferência, oriundos da Agricultura Familiar Agroecológica.
16:00 – Roda de Conversa – O que é Agroecologia?
- Altamiro e Sirlene – Agricultores Agroecológicos da Cidade de Goiás – GO
- Ana Cláudia – IFG Cidade de Goiás – GO
- Mônica e Hércules – Juventude REGA
19:00 – Jantar
20:00 – Oficina de Astronomia – Mário Barbarioli Sfalsin
“A oficina expõe as noções básicas de astronomia e é baseada em estudos realizados na Alemanha por alunos de Rudolf Steiner, criador da Antroposofia após palestras realizadas em 1924 para agricultores da Europa. Tem por objetivo mostrar como funciona o Sistema Solar e suas influências no Planeta Terra. A posição dos planetas, suas órbitas e em especial a Lua em sua passagem pelas constelações zoodiacais e suas influências nos seres humanos, animais e plantas”.
21:00 – Atividade Cultural
26 de Abril de 2016 (Terça-Feira)
07:00 – Despertar coletivo – Alongamento, Yoga, Dança Circular, entre outros.
07:30 – Café da manhã – Cozinha Coletiva Camping
08:00 – Oficinas:
- Manejo da área de citrus do IF Goiano
- Plantios
- Manejo da Composteira e demais resíduos
- Calendário Agrícola
- Plantas Alimentícias Não-Convencionais
12:00 – Almoço
14:00 – O que estamos aprendendo juntos? – Oficina de Sistematização de Experiencias da ABA (Associação Brasileira de Agroecologia)
O projeto “Sistematização de experiências, construção e socialização de conhecimentos: o protagonismo dos Núcleos e Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia das universidades públicas brasileiras” tem como objetivo principal compreender as práticas dos Núcleos (NEAs) e Redes de Núcleos (R-NEAs) de Estudos em Agroecologia por meio de processos de sistematização participativa de suas experiências. O desafio é extrair lições que apontem à proposição e reformulação de políticas públicas vinculadas à construção do conhecimento agroecológico, contribuir para o aperfeiçoamento das chamadas públicas de Agroecologia e para o aprimoramento e ampliação da Agroecologia tendo a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) como principal parceira.
A oficina “Núcleos de Agroecologia: O que estamos aprendendo juntos?” é a primeira atividade realizada pelo Coletivo de Sistematização do Centro Oeste. Inspirado nas metodologias de Paulo Freire e em outros exercícios de escuta e construção coletiva, a oficina será um espaço apresentação do projeto, formação sobre os principais referenciais da sistematização e integração entre os núcleos e grupos de agroecologia da região”.
16:30 – Lanche – Cozinha Coletiva Camping
17:00 – Re-unir forças para a Transição Agroecológica
- Trocas de experiências entre as pessoas e grupos presentes: exposição e alinhamento das atividades já desenvolvidas
- Construção de Calendário Agroecológico Centro-Oeste
- Diálogo sobre o IV Sementário da REGA e VII ENGA
- Definição ERGA-CO 2017
- Roda de partilha – Ações Agroecológicas na Feira Agro Centro-Oeste Familiar
- Avaliação do encontro
20:30 – Jantar
21:00 – Atividade Cultural
Nosso encontro está inserido na programação oficial da Agro Centro-Oeste Familiar, confira: Programação Agro Centro-Oeste Familiar 2016
Informamos que teremos certificados!
Agradecemos o interesse em participar do nosso encontro!
Saudações Agroecológicas! Até logo!
Para mais informações:
Grupo de Articulação do Centro-Oeste no Facebook
Se integre, participe e contribua nas discussões da REGA Brasil pelo grupo de
e-mails: rega@lists.riseup.net
https://lists.riseup.net/www/info/rega
Para se inscrever no Grupo de e-mails:
https://lists.riseup.net/www/subscribe/rega
Página da lista do Centro-Oeste:
https://lists.riseup.net/www/info/ergacentro-oeste
Para se inscrever no Grupo de e-mails:
https://lists.riseup.net/www/subscribe/ergacentro-oeste
Informações gerais sobre listas de e-mail:
https://lists.riseup.net/www/help/introduction
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: maripontespba@gmail.com