III Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia, Fortaleza/CE – 2011.
As matérias dos jornais já noticiam, a condição de bairro ecológico para Sabiaguaba! Como assim? Trata-se de uma Unidade de Conservação (UC) a extremo leste da zona urbana de Fortaleza que abrange quatro comunidades: Sabiaguaba, Gereberaba, Abreulândia e parte da Lagoa Redonda. Lá, o movimento de moradores e amigos da Sabiaguaba intensificou-se de diversas formas, especialmente, quando foi iniciada a construção da ponte sobre o rio Cocó. Esta liga a praia de Sabiaguaba a praia do Futuro, numa região de manguezal. Inicialmente, o objetivol foi de barrar a obra, porém, inaugurada em 2011, esta abriu outros precedentes que preocupam a comunidade local e ambientalistas.
A estrada, após a ponte, é inconclusa. De um lado está o mangue, de outro o Parque das Dunas. Para onde leva esse projeto? Sabe-se que ele está voltado para o escoamento de produtos, caracterizados pelo fluxo rápido e pesado, que entrará no Estado pelo Porto do Pecém, no projeto da Via Estruturante. No entanto, de que maneira a comunidade local participará ou será afetado por isto? Quais benefícios ou que ações serão priorizadas para a região? Visando responder a estas questões, o movimento “Cidades em Transição” foi abraçado pelos ativistas no propósito de criar e fortalecer a rede de articulação local em prol de uma, dentre poucas regiões, que guarda o seu ecossistema original numa cidade sufocado por carros e asfaltos.
“Percursos” na Sabiaguaba em Transição
Inspirados pelo Movimento Cidades em Transição um grupo de moradores da região da Unidade de Conservação da Sabiaguaba está partindo para ação para tornar real o primeiro bairro ecológico da cidade de Fortaleza. Passearemos por esta região das lagoas, rios, dunas e mangues, de grande relevância ambiental, acolhidos por estes moradores. Eles estarão nos conduzindo e trocando experiências, soluções e mostrando seu estilo de vida e opções, renovando as possibilidades para a vida urbana e apresentando várias experimentações ecossustentáveis e suas metodologias, técnicas, filosofias, resultados, expectativas e o encantamento com estas descobertas.
“Sabi” recebe o III ENGA
O Encontro nacional de Grupos de Agroecologia ocorrerá na praia Abreulândia, exatamente na COFECO, antiga colônia de férias entre o rio Pacoti e o mar. Fica cerca de 14km do Centro de Convenções, onde ocorrerá o Congresso Brasileiro de Agroecologia. O encontro inicia-se dia 12 e segue até sábado, dia 17 de dezembro. Logo, divulgaremos a programação das atividades: mutirões, visitas a campo, feiras, apresentação dos grupos de agroecologia, atos criativos, programação cultural.
Mais informações sobre as inscrições na última postagem.