O Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia (ENGA) surgiu propulsionado por diversos grupos de agroecologia brasileiros inseridos nas universidades, a partir da necessidade de se comunicarem e trocarem experiências em espaços onde possam exercer sua autonomia.
Hoje, o ENGA é o maior evento da REGA e um dos principais eventos agroecológicos de nosso país, constituindo um espaço fomentador de vivências e discussões pertinentes ao nosso projeto de sociedade. Entre seus objetivos, está o fortalecimento da agroecologia enquanto ferramenta política e de transformação social, melhorando a interação entre os coletivos e organizações que vivem, praticam, estudam e/ou pesquisam a Agroecologia dentro e fora do ambiente acadêmico.
Os eventos buscam o fortalecimento e a organicidade da Rede e dos coletivos a partir do fomento de espaços de convivência, de debates, atividades formativas, culturais e práticas variadas. O ENGA é um espaço fértil para que pessoas e coletivos propaguem suas ideias, trocando informações e experiências metodológicas, de modo a potencializar aprendizagens coletivas.